quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O uso de materiais concretos como estratégia facilitadora para o ensino da Matemática

Alessandra Gonçalves Rodrigues¹
Marrissom Cleiton Rodrigues²
Giovanni Almeida Marques³


Resumo


O presente trabalho visa destacar a utilização de materiais concretos para o ensino da matemática, onde eles são frisados de forma a serem um expediente facilitador do ensino dessa disciplina. A utilização de materiais concretos nas aulas de matemática vem ao encontro do desejo dos educadores de tornarem as aulas mais dinâmicas e participativa, principalmente no que tange ao envolvimento do aluno. O ensino-aprendizado de matemática traz no seu cerne a percepção de que será trabalhoso e desgastante, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. A adoção de materiais concretos nas aulas oferece subsídios para uma melhor aprendizagem, pois busca através dos exercícios o desenvolvimento da percepção e clareza no raciocínio, além de possibilitar uma maior participação dos alunos, afastando, a priori, a possibilidade de alguma aversão á disciplina nas séries iniciais.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Matemática. Materiais concretos.


O lúdico no ensino da matemática


O ensino-aprendizagem de matemática caracteriza-se ainda hoje como uma transmissão de conhecimento vista de forma muito formal, onde o professor é o centro das atenções e o aluno um mero expectador. A metodologia de ensino muitas vezes não está em consonância com o aspecto social do estudante, onde ele poderia se envolver mais com as aulas.
A adoção de jogos para o ensino vem se tornando um amparo preciso para a facilitação da aprendizagem, onde a sua utilização pode tornar mais significativa e prazerosa as aulas dessa disciplina, superando o caráter formalista que a envolve. Autores como Borin (2007) e Macedo (2000) observam que o jogo é um meio de diversão que acaba propiciando o estímulo do raciocínio, desenvolvimento das habilidades e da capacidade de compreensão dos conteúdos matemáticos.
Na utilização de materiais concretos em sala de aula, o aluno centra-se em observar, relacionar, comparar hipóteses e argumentações; o professor é incumbido de orientar na resolução das tarefas. È importante também para o aspecto tomar interesse em atuar em grupo e o desenvolvimento cognitivo, preferencialmente nas séries iniciais.

O desenvolvimento do aprendizado com os jogos


A utilização de materiais concretos para a transmissão do conhecimento matemático contribui não apenas para a adição de conteúdo por parte do aluno. Eles propiciam a evolução do pensamento do alunado, onde ele desenvolve suas ideias traça estratégias para solucionar problemas e arriscar, tentar, ser mais agressivo sem se preocupar em achar um fórmula exata, uma resposta a pronta entrega.
Conforme os PCN (2000), um dos aspectos relevante nos jogos é o fato de provocarem nos alunos um desafio genuíno, gerando ao mesmo tempo mais interesse e prazer pela disciplina. Outra característica que pode ser destacada com o uso dos jogos é possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos de matemáticas, onde eles sentem-se incapacitados de aprender a disciplina.
È mais possível com a utilização dos jogos que esses alunos apresentem uma atitude mais passiva, e demonstrem atitudes mais positivas no desenvolver das atividades com os jogos. Além do mais, eles tornam-se mais interativos, deixando assim aquela sensação de impotência em aprender matemática, instigando sua interação com os colegas.

A utilização dos materiais concretos


O aluno precisa ter um conhecimento mínimo sobre o material a ser utilizado. Ele necessita ter uma imagem do objeto a ser usado. Por exemplo, na utilização do material dourado se o estudante não compreende o sistema decimal vê a barra que representa a dezena como algo não muito diferente do cubinho que significa unidade. A organização estrutural deve ser percebida pelo aluno, cabendo ao professor explorar, juntamente com os alunos, todos os aspectos que o material oferece para alcançar o planejamento de ensino.
A escolha do material a ser utilizado deve obedecer, além do aspecto desafiador e de interesse, ao grau de desenvolvimento do alunado, a idade e o nível de entendimento que ele traz ao adentrar no educandário. Quando o objetivo da utilização de jogos é a aprendizagem,esta deve estar sempre orientada para atingir objetivos concernentes ao desenvolvimento escolar e social dos educandos.
Segundo Rego (2000), o professor precisa ter sensibilidade para desenvolver esse tipo de atividade. Ele precisa estar ciente da metodologia que está utilizando, para que seu trabalho transcorra com mais aproveitamento. Conforme afirma FIORENTINI e MIORIM (1996):
"o professor não pode subjugar sua metodologia de ensino a algum tipo de material porque ele é atraente ou lúdico. Nenhum material é válido por si só. Os materiais e seu emprego sempre devem estar em segundo plano. A simples introdução de jogos ou atividades no ensino da matemática não garante uma melhor aprendizagem desta disciplina" (p.9).


A importância do lúdico no ensino de Matemática


A utilização de materiais concretos na aprendizagem de matemática está aliada ao fato de eles oferecerem um conceito de diversão, de brincadeira para os alunos. Isso faz com que ocorra um maior interesse e envolvimento por parte deles, pois proporciona algo diferente do que ocorre em sala de aula no cotidiano, acabando por deixá-los mais animados e dispostos para as aulas.
Eles provocam uma reflexão e o estabelecimento de relações lógicas pelos alunos. Ou seja, acaba por provocar além do desafio e da diversão, o pensamento reflexivo dos alunos. Eles contribuem também para estimular o senso de iniciativa, algo que hoje nas salas de aula é feito de forma tímida.
Infere-se que a adoção do lúdico nas aulas de matemática pode proporcionar uma melhor interação entre professor e aluno, pois o último torna-se mais participativo e com isso contribui para que as aulas tornem-se mais produtivas.

Referências

FIORENTINI, Dário, MIORIM, Maria A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, v.4, n.7, 1996.

MIGUEL, MIORIM, Maria A. História na educação matemática: Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MELO, Sirley Aparecida. Jogos no Ensino Aprendizagem de Matemática: uma estratégia para aulas mais dinâmicas. Curso de Licenciatura em Matemática com ênfase em informática da FAP.

SILVA, Neivaldo Oliveira. O uso de Jogos no ensino de Matemática. Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, 2001.


[1] Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPA- alessandra_menina@hotmail.com
[2] Discente co curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPA- mcleitoncosta@hotmail.com
[3] Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPA- giovanni-math@hotmail.com

Um comentário:

  1. O desenvolvimento deste blog sobre materiais concretos para o ensino de matemática, me fez refletir o quanto é importante estas ferramentas para o progresso da Educação Matemática. Espero que muitos educadores repensem o seu quê fazer e recicle o seu ensino para ser tornar um excelente profissional neste século XXI.

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